Um equipamento para fazer tudo na loja.

 

Novas tecnologias indicam que pode haver um único equipamento eletrônico para fazer as vendas e a gestão da loja. Boa notícia para os pequenos negócios e as franquias.

Diante de novas máquinas de cartão que estão chegando no mercado e dos novos meios de pagamento por celular que estão em fase de testes, uma nova solução tecnológica tem o potencial de ser o único equipamento na loja para controle e venda. As novas máquinas “all-in-one” estão chegando ao mercado com a promessa de unificar todas as operações da loja, desde a venda até o acompanhamento do estoque. E essa nova tecnologia, pode beneficiar principalmente o pequeno varejista e as franquias, reduzindo expressivamente o investimento em máquinas, uso de softwares e eventuais alugueis de equipamentos como “pin pads”.

Hoje, as lojas necessitam de uma miscelânea de equipamentos para operarem minimamente as vendas e controlarem os seus estoques. A composição atual mais comum é formada por um computador com monitor, teclado e mouse no caixa, um escâner para ler os códigos dos produtos, um “pin pad” para o cartão de crédito ou débito, um software de vendas e gestão, e mais um computador para controlar o estoque, fazer planilhas entre inúmeras outras demandas da loja. Alguns segmentos do varejo ainda necessitam de equipamentos adicionais como, por exemplo, mais “pin pads” para receber os diversos vales-refeição, computadores adicionais para demonstração de produtos aos clientes ou consulta de estoque, leitores de preços e por aí vai. O investimento inicial e o custo de manutenção, ou aluguel, de tantas máquinas pesa no bolso dos varejistas, principalmente para os pequenos lojistas que têm menor poder de negociação frente aos grandes fornecedores de tecnologia, também não possuem uma equipe de informática para instalar e integrar tudo, sem falar que ainda enfrentam o desafio de integrar as informações que estão em sistemas diferentes para conseguir analisar o desempenho do seu negócio.

De olho nesse mercado de pequenos varejistas e franquias que investem alto e precisam automatizar minimamente o ponto de venda, empresas de tecnologia de varejo conhecidas têm investido no desenvolvimento de equipamentos chamados “all-in-one”, computadores que são capazes de vender e controlar as principais operações que uma loja necessita. Nesse conceito, o varejista investe apenas numa máquina que é capaz de receber a venda dos cartões, ler códigos de barra de produtos, operar como terminal de caixa, servir como tela de demonstração, consultar produtos entre outras funções. O equipamento conta com um software integrado para resolver as principais demandas dos pequenos varejistas na gestão da loja.

As características e funcionalidades desses “all-in-one” variam conforme os fabricantes. A maioria dos equipamentos e softwares está sendo lançada agora no exterior e ainda não estão disponíveis no Brasil. De modo genérico, se parecem com robustos tablets de alta resistência para aguentar o dia-a-dia. Todas elas têm em comum a dependência de uma rede wifi na loja, tanto para efetuar a venda através dos cartões como para operar as ferramentas de gestão da loja como, por exemplo, o acompanhamento das vendas, desempenho de produtos, controle de estoque, fluxo de caixa entre outras funções comuns. O conceito de computação na nuvem, utilização da internet para armazenamento e cálculo, faz parte da proposta de todos os fabricantes e permite ao lojista acompanhar os dados da loja de qualquer lugar, como o seu celular.

O que mais chama a atenção nesses equipamentos é que a tecnologia oferece uma nova perspectiva para os pequenos varejistas ao integrar todas as soluções da loja numa única ferramenta. Talvez, o futuro tecnológico das pequenas lojas operadas individualmente seja mais simples, prático e barato do que esperamos.

Os editoriais representados nesse site não expressam necessariamente a opinião das organizações mencionadas. Os textos são escritos por analistas de mercado de/para Dexi Marketing Ltda. com informações e imagens disponíveis na mídia. Não têm qualquer vínculo comercial ou publicitário com o seu editor. Assim, a Dexi espera colaborar com informações técnicas para o desenvolvimento do conhecimento do varejo e estudos do comportamento de consumo.

© 2016 por Dexi Marketing Ltda. Todos os direiros reservados.