5 redes de varejo que você não conhece e estão se tornando referências no mercado.

Novo estudo de tendências identificou cinco marcas e redes de lojas que estão mudando o varejo.

Longe das marcas tradicionais e benchmarks clássicos do varejo, cinco novas referências estão despontando no mercado e fazendo sucesso entre os consumidores, tanto pela inovação quanto pelos resultados superiores ao mercado. As operações foram identificadas através do estudo “TrendMe” feito pela Dexi Marketing, que analisou 190 empresas durante 18 meses no Brasil, Estados Unidos, Europa e sudeste da Ásia. Entre tantas operações estudadas, cinco delas estão dando o que falar.

 

Sweetgreen: fast food.

A Sweetgreen personifica como ninguém a nova era do food service. A marca pretende conectar as pessoas ao redor de um propósito conceitual, a ideia é criar novas conexões humanas através dos alimentos. O propósito da marca é gigantesco para sociedade: reduzir drasticamente as perdas dos alimentos nos processos produtivos dos seus restaurantes, aproveitando ao máximo os alimentos, e desperdiçando o mínimo. A Sweetgreen ganhou os olhares do mercado e parece ter uma longa vida pela frente, principalmente por conta do sucesso das suas operações com os consumidores.

 

Pirch: eletrodomésticos, móveis e artigos para o lar.

Guarde esse nome porque você irá ouvi-lo outras vezes. A Pirch está mudando o processo de compra de artigos para o lar e voltou todos os seus esforços para a experiência dos clientes. A loja da marca demonstra os produtos num ambiente real para que as pessoas os vejam e experimentem, a proposta é demonstrar os produtos como eles são de verdade. Pirch é um exemplo de loja que não apenas expõe as mercadorias, mas demonstra o uso delas no cotidiano, como uma casa de verdade.

 

Kroger: supermercado.

Kroger é uma empresa centenária e uma grande rede de supermercados que mudou sua história quando tomou uma decisão: “vamos fazer o melhor processo de compra possível para os nossos clientes”. O resultado confirmou a estratégia: nos últimos dez anos a empresa aumentou suas vendas e valor de mercado da companhia em, nada menos, que o dobro dos seus concorrentes. Os supermercados Kroger focaram na facilidade do processo de compra nas lojas, ampliaram a oferta de alimentos frescos, inseriram novos serviços online para os clientes e intensificaram seu programa ambiental. Kroger é um ótimo exemplo de uma organização com foco no cliente.

 

Casper: colchões.

A Casper investiu no posicionamento da marca para se diferenciar no mercado de colchões. Numa proposta de valor de marca, a Casper associa a hora do sono das pessoas a uma recompensa. A empresa tem ido além do discurso e criou novos formatos de demonstração, venda, entrega e pós-venda dos seus produtos. A empresa demonstra alta criatividade num mercado quase pasteurizado após anos com a mesma prática de vendas. A Casper é uma marca inovadora que pensa diferente dos seus concorrentes.

 

G.U.: vestuário.

A GU é uma marca japonesa, com pouco mais de 300 lojas, que comercializa peças de vestuário acessíveis no conceito fast fashion, similar à Uniqlo. A diferença é que a GU tem sido muito mais eficiente que suas concorrentes num mercado extremamente competitivo. Hoje, a empresa consegue desenvolver, produzir e lançar um produto na metade do tempo da Zara e Uniqlo. Além da moda chegar antes às suas lojas, a GU tem custos menores, preços mais baixos e ainda fortalece as vendas oferecendo o uso de seus produtos durante 1 dia aos clientes da marca, sem custo. Se o cliente gostar, ele não devolve a mercadoria e a compra é debitada no cartão de crédito. A GU é um exemplo de eficácia num mercado conhecido pelo modelo eficiente de negócios.

 

Estes exemplos foram extraídos do estudo TrendMe. O estudo completo será apresentado no mês de setembro nas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Inscrições no site www.trendme.com.br.

 

 

 

 

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