4 tendências do comportamento de compra feminino.

 

Entenda como o aumento do consumo feminino e as mudanças no mercado estão abrindo novas oportunidades de negócios.

As mulheres sempre tiveram participação expressiva nas decisões de compra. Mesmo quando não contribuíam financeiramente para o orçamento doméstico, tinham forte influência na escolha das marcas que poderiam ser dignas da confiança de sua família.

 

Nos últimos 50 anos muita coisa mudou, e as mulheres estão cada vez mais focadas em sua carreira profissional, investindo em conhecimento, casando tardiamente e consumindo mais para si mesmas. É notório o crescimento da força feminina no mercado de trabalho nestes últimos anos. Estas mudanças acarretam significativas alterações na maneira como elas passam a interpretar o mundo e, como consequência óbvia, na maneira como tomam suas decisões de compra. Hoje, as mulheres não apenas continuam tendo o poder de decisão de compra, mas também possuem recursos para isso. Portanto, mesmo que você não tenha como alvo final o público feminino, passe a considerar sua influência no processo de escolha. Abaixo estão listadas 4 tendências do comportamento de compra feminino que estão em andamento no Brasil, com ou sem crise no mercado.

1. Fortalecimento do mercado de trabalho

A ampliação da presença feminina no mercado de trabalho continuará aumentando a demanda pelo consumo direto de itens pessoais como ensino, vestuário, acessórios, maquiagem, etc.. Entretanto, o fato das mulheres estarem trabalhando fora de casa, causa grandes impactos não apenas em sua vida, mas sobre todos com os quais elas convivem. O trabalho e a carreira consomem tempo das mulheres e acaba reduzindo a disponibilidade de horário, mas não a responsabilidade de cuidar da família. Apesar de ser crescente o número de homens envolvidos nos cuidados com a casa e as crianças, ainda é grande o número de mulheres que precisa se esforçar para ter uma carreira e cuidar da vida pessoal ao mesmo tempo. O público feminino, por conta disso, demandará cada vez mais serviços para auxiliar as tarefas diárias, como por exemplo, alimentação, transporte, cuidados com as crianças, serviços de limpeza, etc..

 

2. Menos filhos, mais consumo

A quantidade de filhos por casal tem diminuído nos últimos anos, e as relações paternais também mudaram significativamente. Ter menos filhos não significa, necessariamente, maior economia doméstica. No caminho inverso, o gasto percapita com os filhos tem aumentado nos últimos anos. Além de consumir mais, as mães e pais estão estendendo para os seus filhos o consumo das mesmas marcas, produtos e serviços. Telefones celulares, moda, serviços de beleza, entre outros, não são mais exclusividade dos adultos.

 

3. Maior consumo pessoal

Após a faculdade, as mulheres estão investindo mais nas suas carreiras, postergando o casamento e ampliando o tempo de permanência na casa dos pais. Contando com menos compromissos financeiros, resta mais disponibilidade de dinheiro para o consumo pessoal. É muito importante, neste momento de vida, estar antenada com tudo o que acontece a sua volta, da moda ao mais badalado destino de viagem para as férias.

 

4. Mulheres maduras

Não só as mulheres jovens indicam aumento de potencial de consumo. A expectativa de vida é maior que alguns anos atrás e, ainda, estatisticamente as mulheres vivem 7 anos a mais que os homens no Brasil. As mulheres que estiverem na idade de aposentadoria terão mais dinheiro, saúde e tempo para consumir mais produtos como viagens, decoração, entretenimento, alimentação e um universo de oportunidades para essa nova fase de vida. O que era um nicho de mercado, hoje tem potencial para sustentar marcas e negócios.

 

 

 

 

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