O design além da estética

 

Mais do que beleza nas lojas, o design deve oferecer eficiência e, claro, fazer vender mais.

Todos os dias, designers e arquitetos são convocados para criar novos ambientes de compra com a função de atrair mais consumidores e inspirar os clientes a ficarem mais tempo na loja com um simples objetivo: comprar mais. Design de ambiente não é só importante para o resultado das vendas, ele é fundamental porque cria lojas de sucesso que se conectam emocionalmente com os clientes através da experiência de compra. Entretanto não basta criar uma loja bonita, o design precisa ir além da estética, e requer outros ingredientes que fazem uma significativa diferença no resultado final.

 

 

 

Invista na beleza – a estética e proporcionalidade do desenho do ambiente são importantes para apaixonar os clientes pela marca, afinal as pessoas gostam de estar em lugares bonitos, atraentes, inspiradores e sentem-se bem ao olhar e permanecer num ambiente que agrada aos olhos.

Construa uma loja mais eficiente – as mudanças se justificam melhor quando há ganho na produtividade, ou seja, além de ambientes bonitos eles precisam funcionar melhor. A criação do design é sempre uma ótima oportunidade para pensar na funcionalidade do espaço. Na loja, o design pode melhorar o trajeto do cliente, o uso da comunicação visual, aprimorar a exposição dos produtos, o estoque de mercadorias na área de vendas, o acesso aos equipamentos, a durabilidade e a limpeza dos materiais de revestimento, entre diversas outras funcionalidades que dentro de uma loja sempre precisam ser revisitados para adaptar-se e tornarem-se mais eficientes.

Reforce uma identidade própria – uma loja precisa de personalidade e não deve se parecer com outra, muito menos com a loja da concorrência. O design é uma ótima oportunidade de expressar e reforçar a personalidade da marca usando formas, cores, texturas, iluminação e outros recursos que ajudem a comunicar quem é a marca, como ela se expressa, o que ela valoriza e pensa.

Turbine a competitividade – o design é uma poderosa ferramenta de comunicação e funcionalidade com potencial de distanciar a loja da concorrência, criando uma personalidade inconfundível e implementando funcionalidades que podem tornar a área de vendas muito mais eficiente. É necessário conciliar aspectos da identidade da marca, quem ela é, com as necessidades operacionais da área de vendas, como os produtos são vendidos, para que o design da loja possa ser uma ferramenta de vendas mais eficiente. Uma mudança de design conciliando estes aspectos tem o potencial de afastar a marca da concorrência e criar uma experiência superior para os clientes.

O design de uma loja, seja a sua criação ou revisão, tem o potencial de influenciar o sucesso do empreendimento, ainda mais num mercado que tem se tornado cada vez mais complexo e competitivo na criação dos espaços de compra. O design das melhores lojas não é criado ao acaso, tudo tem um motivo e uma funcionalidade específica para estar ali, inclusive a estética.

 

 

 

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