5 ações para gerar tráfego na loja.

 

Dicas simples para trazer mais pessoas e movimentar a loja.


Ter uma loja movimentada ajuda no faturamento, atrai mais clientes e gera novos comentários entre as pessoas sobre o local de compra. É comum atribuirmos boa parte do desempenho da loja à situação do mercado, mas podemos fazer algumas ações para chamar a atenção das pessoas e conquistar novos clientes. Abaixo estão listadas cinco ações simples para gerar tráfego adicional na loja.

1. Invista em Visual Merchandising
Ofereça os produtos. Não espere que o cliente saiba quais são as oportunidades sem ser avisado delas e, tampouco, imagine que ele procure na loja até encontrar o que deseja. Selecione as melhores oportunidades e direcione a comunicação visual para indica-las. Se não puder contratar um bom profissional de Visual Merchandising, treine uma pessoa da equipe, um vendedor pode não ter essa competência no currículo, mas com certeza poderá aprendê-la. Se o plano for não contratar ou não houver tempo para treinar, pense num profissional “free lancer” ou fale com uma consultoria especializada, mas não fique sem o visual merchandising.

2. Saiba mais sobre Social Merchandising
Sua marca, ou loja, precisa fazer parte da rede social. É um jeito barato e muito eficiente de destacar os produtos e trazer tráfego para loja. Acompanhe as estatísticas de acesso e cliques para melhorar a performance das ações que você criar no Facebook, Instagram, Tumblr, Google + ou qualquer outra rede. Acredite no potencial de médio e longo prazo para gerar ações que começam na internet e são concluídas na loja. Tente direcionar o fluxo para loja física, o ambiente de compra físico é mais sedutor para os clientes.

3. Crie uma loja dinâmica
Mude com frequência o ambiente de compra, clientes gostam de novidades. Mantenha a loja em constante mudança visual. Além de atrair público, a rotatividade e a demonstração de produtos expostos atraem a atenção, a curiosidade é parte da natureza humana. Se as pessoas souberem exatamente o que vão encontrar, não precisarão visitar o local e a loja perderá tráfego. Troque a “roupa” da loja alterando vitrines, destaques de produtos, comunicação, cores e sons para renovar o ambiente de compra. As lojas de vestuário Mango alteram a exposição dos produtos no interior da loja com frequência, além de manter o ambiente organizado e testar os melhores locais para o giro dos produtos, a mudança frequente dá sensação de novidade.
 

4. Promova o giro das mercadorias

O varejo é feito da margem financeira e giro de mercadorias, ou seja, o lucro sobre o produto e a quantidade vendida. Não permita que as mercadorias fiquem paradas, promova o giro constantemente. Varejistas de moda que lidam com coleções criam espaços de exposição como se fossem “produtos indo embora” com a mensagem “sua última chance” porque sabem que precisam vender rapidamente.

 

5. Repense o layout

O layout da loja organiza a forma e a ordem de apresentar os produtos aos clientes. Planeje um caminho que seja intuitivo e organize a loja ao redor dele, controle melhor a exposição dos produtos e os pontos focais para que comuniquem uma mensagem clara e sucinta do que você, ou a marca, deseja. O uso dos locais de maior movimento da loja conhecidos como “zonas quentes” podem concentrar os produtos de maior giro e melhor margem, assim é possível aproveitar melhor o fluxo de clientes.

 

 

O principal sentido das ações é movimentar a loja para que haja novidade constantemente porque a curiosidade sempre irá atrair o público. Também, é uma excelente oportunidade de fazer testes reais com produtos, destaques e locais de exposição. Invista na mudança frequente da loja para gerar maior tráfego e, claro, vendas adicionais.

 

 

 

Voltar para Estratégia

Os editoriais representados nesse site não expressam necessariamente a opinião das organizações mencionadas. Os textos são escritos por analistas de mercado de/para Dexi Marketing Ltda. com informações e imagens disponíveis na mídia. Não têm qualquer vínculo comercial ou publicitário com o seu editor. Assim, a Dexi espera colaborar com informações técnicas para o desenvolvimento do conhecimento do varejo e estudos do comportamento de consumo.

© 2016 por Dexi Marketing Ltda. Todos os direiros reservados.