Está na hora de acelerar

 

Como aumentar a velocidade de desenvolvimento das suas lojas, do seu negócio e contribuir para o crescimento econômico.

Quando tudo está mais lento, é uma boa hora para acelerar. A crise não vai durar para sempre, tampouco será a última, e as lideranças se concentram nas estratégias e no cenário futuro. Há várias oportunidades de negócios no mercado, basta utilizar a experiência e maximizar os recursos. Abaixo estão listadas três sugestões para acelerar os negócios das lojas ou da empresa:

 

1. Eleve o padrão – boa parte do trabalho de um executivo é fazer as coisas acontecerem como foi previsto e planejado, dentro do padrão e sob controle. Fazer com que as equipes ajam como se espera delas, é uma grande tarefa. Cumprir as tarefas básicas e faze-las bem feitas é uma estratégia de sobrevivência, e não de competição. Para acelerar o desempenho, crie níveis mais elevados de habilidade e execução, mantendo o cumprimento fiel das atividades básicas que estão ao redor e sustentam a operação. O desafio superior à equipe irá elevar o nível de competência e exigência interna da organização e, consequentemente, a competitividade e a velocidade. Lembre-se, o consumidor está sendo mais criterioso acerca do local de compra. A loja, ou marca, precisa demonstrar que poderá retribuir a confiança do consumidor.

 

2. Concentre-se mais no “o quê” e no “como” – melhor ter boas ideias executadas do que ótimos planos que nunca aconteceram. Qualquer planejamento envolverá prioridades que resultam em escolhas. Então, definir o foco de como chegar parece essencial para cumprir qualquer plano. Evidentemente, quanto mais longo for o caminho planejado, maior o número de variáveis. Para acelerar, foque no curto prazo e mantenha a execução sobre controle, será mais fácil para executar. A maioria das operações de varejo teria melhor resultado se mantivesse a concentração em como alcançar o resultado do dia.

 

​3. Mantenha as conquistas e continue crescendo – Obter uma participação maior no mercado, mais pontos de venda e com uma equipe bem qualificada, envolveu esforço e investimento no passado que precisam se tornar insustentáveis no presente para justificar seus cancelamentos. Então, repense todas as alternativas antes de abrir mão de uma posição já conquistada. Para acelerar o crescimento, pense em soluções alternativas, novas oportunidades de negócios, formatos de venda e inovação. E isso não significa grandes investimentos em projetos, sistemas ou treinamentos. São novas formas de ver o mercado, pequenas mudanças que podem resultar em bons negócios. Clientes são atraídos por novidades, movimento, facilidade, respeito e serviço.

 

 

Para a acelerar o desenvolvimento dos negócios, e das lojas, acelere o seu próprio ritmo como gestor. Ter foco na execução de curto prazo e no desenvolvimento são fórmulas tradicionais e funcionais nos períodos de maior dificuldade.

 

 

 

 

 

 

 

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