Conecte-se com os adultos, através das crianças

 

Ofereça uma experiência de compra positiva aos adultos acompanhados com crianças no momento das compras.

A chegada de uma criança na vida de uma casa transforma completamente a rotina dos adultos. E, não apenas a rotina, mas a maneira como os adultos passam a agir, inclusive nas compras. Detalhes que passavam desapercebidos, ganham importância de uma hora para outra, e ainda surgem novas necessidades no comportamento desses consumidores. Conectar-se com os adultos é uma boa maneira de ganhar a preferência como local de compra, e não só de artigos infantis.

Ir ao shopping não é apenas um evento de compra, mas de diversão e lazer. A rotina agitada de casais, faz do fim do dia ou final de semana, um momento de integração familiar. As férias escolares fazem esses curtos períodos se tornarem tão extensos como temporadas. E, é justamente neste momento, que há uma boa oportunidade de estabelecer um forte e duradouro relacionamento com os adultos que acompanham as crianças, ou vice-versa.

Diversos fatores influenciam a compra ou o lazer acompanhado com crianças, da temperatura do ar condicionado, ao espaço para circulação com carrinhos de bebê, acesso a trocadores e banheiro, bebida sem gelo, e outros detalhes são analisados para compor uma nova maneira de medir a experiência de compra, dessa vez familiar. Não é à toa que algumas lojas estão olhando para esta questão com mais atenção. A loja da Apple no Rio de Janeiro oferece uma mesa expositora com altura específica para os pequenos brincarem com jogos em iPads. As crianças permanecem entretidas e permitem aos seus pais circularem com certa tranquilidade pela loja, conversarem com a equipe de vendas e analisarem os produtos. Essa simples tranquilidade gera uma percepção positiva do ambiente.

A Mitani Ótica, de São Paulo, é outro exemplo da aproximação com o público infantil para fortalecer a experiência de compra dos adultos. O “Espaço Kids” da ótica é uma área específica da loja para as crianças ficarem à vontade, brincarem, jogarem e escolherem seus óculos expostos em divertidos equipamentos. O espaço fica dentro da loja e os adultos também podem ficar tranquilos enquanto escolhem os seus produtos.

O aeroporto da cidade norte-americana de Seattle, possui uma área exclusiva para as crianças que estão viajando. O espaço gratuito permite às crianças brincarem livremente e com segurança para reduzirem o stress do voo ou simplesmente aguardarem o embarque. A área é posicionada propositadamente em frente a alguns restaurantes, o que permite aos pais monitorar enquanto consomem.

Os varejistas têm se preocupado em apresentar novas maneiras de cativar e envolver os clientes, buscando formas de incrementar a experiência de compra para distanciar-se da concorrência. Atender a demanda explicita dos consumidores quanto à entrega do produto se tornou obrigatório e óbvio. Mas o consumidor já não considera isso como um diferencial, mas como obrigação. Entretanto, atender a uma demanda silenciosa e muitas vezes não consciente do consumidor, pode ser algo inovador e fazer toda a diferença na experiência do cliente. Tornar o ambiente de compra agradável para os adultos acompanhados de crianças pode ser uma grande ferramenta de diferenciação e fidelização, com baixo investimento.

 

 

 

Voltar para Experiência de Compra

Os editoriais representados nesse site não expressam necessariamente a opinião das organizações mencionadas. Os textos são escritos por analistas de mercado de/para Dexi Marketing Ltda. com informações e imagens disponíveis na mídia. Não têm qualquer vínculo comercial ou publicitário com o seu editor. Assim, a Dexi espera colaborar com informações técnicas para o desenvolvimento do conhecimento do varejo e estudos do comportamento de consumo.

© 2016 por Dexi Marketing Ltda. Todos os direiros reservados.