O Poder da Loja Física.

 

Por que os clientes amam comprar nas lojas tradicionais?

Numa sociedade hiper conectada, é cada vez mais fácil comprar um produto ou contratar um serviço a qualquer hora, em qualquer lugar. Simultaneamente, os clientes estão cada vez mais bem informados e as pessoas têm rápido e fácil acesso às características e preços dos produtos. As lojas físicas estão percebendo que precisam oferecer uma experiência de compra superior para sobreviverem nesse cenário.

Conquistar a atenção e a preferência dos clientes no comércio está longe de ser uma tarefa fácil hoje em dia. Entretanto, algumas características da loja física facilitam o processo de compra dos clientes e, junto com o ambiente de compra, criam um diferencial poderoso na decisão dos clientes. Bem operadas, as lojas físicas se tornam os locais de compra preferidos dos clientes. Alguns fatores têm alta influência no processo de decisão e os melhores varejistas exploram bem as vantagens da loja física.

Experimentação – a razão de vários clientes irem à loja é tocar e interagir com os produtos que querem comprar. A loja pode ampliar e facilitar a experimentação, oferecendo novas dimensões físicas com a capacidade de gerar vínculos afetivos com os produtos. Facilitar a experimentação e criar um ambiente propício para demonstração atrai a atenção dos clientes. Por exemplo, a Bouncewear, loja de esportes de 300m² na Holanda, montou um pequeno espaço no centro da loja para os clientes testarem as bolas e os tênis de basquete.

Conhecimento – os vendedores podem oferecer recomendações e ajudar no processo decisório. As indicações de melhor valor, maior qualidade, confiabilidade e produto mais adequado à necessidade específica, podem ser obtidos na loja física rapidamente. Qualificar a equipe de vendas com conhecimento sobre os produtos e criar um roteiro de atendimento para atender às necessidades dos clientes, é um grande diferencial dos canais automáticos de venda.

Inspiração – o ambiente da loja e a demonstração dos produtos inspiram estilos e combinações utilizando várias dimensões sensoriais simultaneamente. A loja é capaz de inspirar os clientes com inúmeras possibilidades e “embalar a venda”. Mais do que um centro comercial, fazer da loja um local inspirador pode atrair a atenção do mercado e aumentar as vendas da loja. Pessoas gostam de histórias e a loja pode se tornar um grande cenário para venda de produtos.

Personalização – mais do que oferecer opções e configurações, a loja conta com pessoas reais que interagem e criam soluções, geram mudanças e adaptam produtos apenas ouvindo o desejo dos clientes. Criar a possibilidade de adaptação dos produtos e serviços através da interatividade com os clientes pode fazer uma enorme diferença no resultado de vendas. Por exemplo, a Etsy, comércio eletrônico de artesanato, montou uma loja no bairro Soho em Nova Iorque com artistas para customizar os seus produtos na hora, a partir do pedido dos clientes.

Assistência – indicações e características de uso são demonstradas facilmente na loja, assim como trocas e substituições por defeitos. A loja pode se tornar um ponto de contato avançado da marca, capaz de resolver imediatamente as principais questões de produtos e serviços. A estratégia de vendas pode posicionar a loja como um “porto seguro” de conexão dos clientes com os produtos e a marca.

De modo geral, a loja física não apresenta sinais de fadiga para venda no varejo. Entretanto algumas operações se tornam obsoletas à medida que agregam pouco valor ao processo de venda e outros canais apresentam maiores vantagens de preço, entrega e comodidade. Permanecerão no mercado e com alto volume de vendas, as lojas com as melhores experiências de compra e maior valor agregado aos produtos. O ambiente físico bem operado e repleto de percepções sensoriais, torna-se insuperável para o consumidor.

 

 

 

 

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