5 minutos que fazem a diferença.

 

Reuniões na pré-abertura da loja com a equipe podem fazer uma grande diferença no desempenho do dia.

Uma característica comum às melhores empresas para se trabalhar, que não por coincidência costumam também figurar na lista daquelas de melhor resultado, é o bom processo de comunicação interno com seus funcionários. Na loja não poderia ser diferente, a comunicação é vital para que todos estejam alinhados e engajados no objetivo, mas o movimento do dia dificulta esse processo.
Não são poucas as organizações e lojas que reclamam de problemas na comunicação interna, e sabemos que a má gestão da comunicação é capaz de gerar conflitos, provocar erros operacionais, embaçar o foco, prejudicar o clima na loja, afetar a imagem da marca entre inúmeros outros problemas que são rapidamente percebidos também pelos clientes. Tais dificuldades não são sintomas exclusivos das lojas de maior porte, mesmo os pontos de venda pequenos com dois ou três funcionários podem ter problemas de comunicação.

Algumas ações simples, como a prática constante do feedback, uso frequente dos canais de comunicação, uma política de portas abertas da liderança, escolha de uma linguagem adequada, reuniões periódicas com a equipe e outros métodos, podem estimular e melhorar a comunicação. Durante o horário de funcionamento da loja a atualização dos funcionários é prejudicada pela operação, nem sempre é possível fazer reuniões durante o dia ou ler um impresso no quadro de avisos, o atendimento ao cliente acaba sendo priorizado durante todo o tempo, principalmente nos picos de movimento quando toda equipe está direcionada à operação. Muitas vezes, é apenas no final do turno ou fechamento da loja que a equipe terá tempo de ouvir e falar, muitas vezes já cansados do dia.

Por conta desse espaçamento, uma breve reunião antes de iniciar o trabalho faz muita diferença na operação. Não só porque os funcionários precisam da informação para o trabalho, há também um sentido de apoio e atenção para uma equipe que se prepara para “entrar em campo”.

Nem todos os dias são iguais, produtos entram e saem de linha, os estoques acabam, chegam novas promoções, uma nova vitrine será montada, preços foram alterados, existe uma meta de vendas a ser cumprida e outras informações que se a equipe estiver ciente, e consciente, do que está acontecendo na loja poderá melhorar generosamente a operação do dia.

Roteiro de 5 minutos para reunião antes da abertura da loja:
 

  • Motive a equipe com palavras sinceras de apoio, reforce que ninguém está sozinho;

 

  • Comunique o cenário atual e o foco do dia, destaque claramente a meta que deve ser alcançada pela equipe;

 

  • Estimule o desenvolvimento pessoal destacando a importância de todos;

 

  • Reforce a importância da comunicação com os colegas dando ênfase na forma como as mensagens são transmitidas e faladas, crie um ambiente positivo;

 

  • Ouça atentamente a equipe e dê atenção às preocupações, medo, demonstrações de empatia e outras manifestações individuais;

 

  • Desperte o sentimento da vitória e confiança na equipe para atingir o resultado.


A reunião de pré-abertura tem o objetivo de agregar a equipe da loja ao redor de um objetivo e, principalmente, construir a percepção de apoio como um time com a energia suficiente para vencer um dia de trabalho. Experimente, esses 5 minutos fazem toda a diferença.

 

 

 

 

 

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